segunda-feira, 27 de maio de 2013

INDICAÇÃO DE LEITURAS.

Sugiro aqui a coleção ''Educação Especial" na Pespectiva da Inclusão Escolar.Este material é rico em conhecimentos a cerca do tema citado, foi alaborado pela UFC em parceria com o MEC, a mesma é disponibilizada pala SECADI.


Fasc-01- A Escola Comum Inclusiva.
Fasc-02- O AEE para Alunos com Deficiência Intelectual.
Fasc-03- Os Alunos com Deficiência Visual Baixa Visão e Cegueira.
Fasc-04- Abordagem Bilíngua na Escolarização de Passoas com Surdez.
Fasc-05- Surdocegueira e Deficência Mùltipla.
Fasc-06- Recursos Pedagógicos Acessível e Comunicação Aumentativa.
Fasc-07- Orientação e Mobilidade Adquação Postural e Acessibilidade.
Fasc-08- Livro Acessível e Informática Acessível.
Fasc-09- Transtorno Globais do Desenvolvimento.
Fasc-10- Altas Habilidades Superdotação.


                                               VALE A PEA LER!!!!!!



DECRETO N° 7.611. DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011.

Que norteia todas as providências, á "Educação Especial" e o atendimento educacional especializado aos alunos.

POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Acreditamos, ser a mais fundamental para direcionar o processo de "Inclusão" dos alunos com necessidades educacionais especiais.

RESOLUÇÃO N° 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009.

A "Educação Especial" em nosso país possui amparo legal. Portanto é de fundamental importância conhecê-las.Dentre elas destacamos:




quinta-feira, 23 de maio de 2013

"Educação Inclusiva"


Superação


Superação

Denise da Conceição Cutrim Silva.

Município Polo - São Luís.

Abrangência - Viana-Ma.

Viana, 27 de abril de 2013.

 

       São muitas as dificuldades em ser um aluno à distância, dificuldades estas ocasionadas por vários entraves, que passa um aluno-professor, algumas destas são: ocupação profissional em dois ou até três turnos, atividades extraclasse que o professor tem que preparar em casa para seus alunos, sua família que é parte fundamental em sua vida, muitas vezes a dificuldade em acessar a tecnologia. Mas vale ressaltar que diante destes e outros entraves, temos que primar pelo privilégio de nos tornarmos um cursista à distância e diante de sermos privilegiados, temos que superar todas as dificuldades que nos cercam no dia a dia.

       Por isso, temos que olhar as grandes conquistas que este curso on-line irá nos proporcionar e aos nossos alunos também, mais para isso acontecer, vai depender exclusivamente de cada aluno-professor, para tanto temos que ser cursistas curiosos, dinâmicos, estimuladores e também parceiros dos nossos colegas.

       Nós cursistas, temos que disponibilizar e organizar nosso tempo, e não deixar que as dificuldades venham fazer com que fraquejemos e fiquemos no meio do caminho. Segundo, Moran “A educação on-line os papéis do professor se multiplicam diferenciam e completam, exigindo uma grande capacidade de adaptação, de criatividade diante de novas situações, propostas, atividades”.

       Diante desta citação cabe ao professor criar suas próprias estratégias para superar tudo que venha atrapalhar, no decorrer deste curso como: contato permanente com sua tutora através de e-mail para tirar suas dúvidas, troca de experiências com seus colegas de curso, leituras paralelas acerca dos assuntos em pauta, leitura constante de tudo que for postado na plataforma e outras que no decorrer do curso irão surgindo, e um momento que é de fundamental importância para o bom andamento do curso que são os encontros presenciais, são neles que vamos expor todas as nossas dificuldades, expectativas, experiências, trocar idéias e principalmente tirar nossas dúvidas.

       Sabemos que estamos na era da inclusão digital. E hoje no Brasil existem grandes variedades de cursos on-line. Portanto, nós professores devemos estar sempre preparados para as oportunidades que irão surgir na nossa carreira profissional.