segunda-feira, 9 de junho de 2014

PARTE - 2

Tem uma pessoa de blusa vermelha que está em todas, quem será? kkkkk!!!!









ÚLTIMO ENCONTRO PRESENCIAL, FECHANDO COM CHAVE DE OURO COM UM BELO ALMOÇO. VALEU AMIGAS!!!!






SUGESTÕES DE RECURSOS E ESTRATÉGIAS EM BAIXA TECNOLOGIA PARA APOIAR ALUNOS COM TEA (Transtorno de Espectro Autista)

PRANCHA DE COMUNICAÇÃO




Público alvo: Aluno com Autismo

Local a ser utilizado: Sala regular e  AEE- SRM

Descrição: A Prancha de Comunicação, auxilia o aluno com Autismo, na construção e ampliação do seu vocabulário a ser utilizado em diferentes situações, é necessário que tenha o envolvimento de vários parceiros para essa comunicação (colegas de sala e professor).
Ela pode ser trabalhada individual e coletiva, com a intervenção do professor para auxiliar em sua utilização . A prancha de comunicação pode ser construída com objetos ou símbolos, letras, sílabas, palavras, números e gravuras diversas.
Este recurso irá favorecer muito o desenvolvimento cognitivo do aluno Autista, pois, a maioria das pessoas com TEA suas maiores dificuldades são: a comunicação, a interação social, a concentração e também  a motora, entre outras. Este recurso também permite a comunicação entre o aluno e o professor.


PARES DE LETRAS A VISTA COM FIGURAS CONHECIDAS



Público alvo: alunos autista

Local a ser utilizado: Sala regular e AEE- SEM

Descrição: Esta atividade poderá der realizada com as letras móveis, com as cartelas contendo a figura com seu nome como mostra na imagem, o aluno faz relação da figura com a letra móvel e a palavra.

Intervenção: Auxilia o aluno na construção alfabética, ampliando sua comunicação e também estimula seu aprendizado cognitivo.
Estas atividades descritas acima destina-se a alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA), para auxiliar na sala de aula regular e no AEE- SEM, em sua comunicação, na interação social e também para a construção de uma aprendizagem significativa, pois, estes recursos de baixa tecnologia são de grande valia na vida estudantil e diária destes alunos autistas.


REFERÊNCIA:

Bez. Maria Rosangela. As Tecnologias como Signos na Perspectiva da Teoria Sócio-historico, In: Curso de Atendimento Educacional Especializado: AEE e TGD- 2014.