PRANCHA
DE COMUNICAÇÃO
Público
alvo:
Aluno com Autismo
Local
a ser utilizado: Sala regular e AEE- SRM
Descrição: A
Prancha de Comunicação, auxilia o aluno com Autismo, na construção e ampliação
do seu vocabulário a ser utilizado em diferentes situações, é necessário que
tenha o envolvimento de vários parceiros para essa comunicação (colegas de sala
e professor).
Ela pode ser trabalhada
individual e coletiva, com a intervenção do professor para auxiliar em sua
utilização . A prancha de comunicação pode ser construída com objetos ou
símbolos, letras, sílabas, palavras, números e gravuras diversas.
Este recurso irá favorecer
muito o desenvolvimento cognitivo do aluno Autista, pois, a maioria das pessoas
com TEA suas maiores dificuldades são: a comunicação, a interação social, a
concentração e também a motora, entre
outras. Este recurso também permite a comunicação entre o aluno e o professor.
PARES DE LETRAS A VISTA COM
FIGURAS CONHECIDAS
Público
alvo:
alunos autista
Local
a ser utilizado: Sala regular e AEE- SEM
Descrição:
Esta atividade poderá der realizada com as letras móveis, com as cartelas
contendo a figura com seu nome como mostra na imagem, o aluno faz relação da
figura com a letra móvel e a palavra.
Intervenção:
Auxilia o aluno na construção alfabética, ampliando sua comunicação e também estimula
seu aprendizado cognitivo.
Estas atividades descritas
acima destina-se a alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA), para
auxiliar na sala de aula regular e no AEE- SEM, em sua comunicação, na
interação social e também para a construção de uma aprendizagem significativa,
pois, estes recursos de baixa tecnologia são de grande valia na vida estudantil
e diária destes alunos autistas.
REFERÊNCIA:
Bez. Maria Rosangela. As Tecnologias como Signos na
Perspectiva da Teoria Sócio-historico, In: Curso de Atendimento Educacional
Especializado: AEE e TGD- 2014.
Parabéns Denise
ResponderExcluirSabemos que uma das áreas que precisam ser desenvolvidas com os alunos com TEA, é a comunicação. E as atividades sugeridas por vc são de fácil construção e contemplam o desenvolvimento da comunicação.
Obrigada pelas suas colocações!!
ResponderExcluirParabéns Denise
ResponderExcluirOs alunos que tem TEA precisam de apoio como esses! Sua contribuição foi de grande importância!
Parabéns!
Valeu Denise!
ResponderExcluirAlunos com TEA, precisam de atividades que possam estimular a sua atenção desenvolvendo assim o seu aspecto cognitivo. E você sugeriu atividades que com certeza irão ser de grande contribuição.
Abs. Fátima Cunha.
Obrigada!!! Minhas queridas pelas colocações!!!
ResponderExcluir