segunda-feira, 9 de junho de 2014

SUGESTÕES DE RECURSOS E ESTRATÉGIAS EM BAIXA TECNOLOGIA PARA APOIAR ALUNOS COM TEA (Transtorno de Espectro Autista)

PRANCHA DE COMUNICAÇÃO




Público alvo: Aluno com Autismo

Local a ser utilizado: Sala regular e  AEE- SRM

Descrição: A Prancha de Comunicação, auxilia o aluno com Autismo, na construção e ampliação do seu vocabulário a ser utilizado em diferentes situações, é necessário que tenha o envolvimento de vários parceiros para essa comunicação (colegas de sala e professor).
Ela pode ser trabalhada individual e coletiva, com a intervenção do professor para auxiliar em sua utilização . A prancha de comunicação pode ser construída com objetos ou símbolos, letras, sílabas, palavras, números e gravuras diversas.
Este recurso irá favorecer muito o desenvolvimento cognitivo do aluno Autista, pois, a maioria das pessoas com TEA suas maiores dificuldades são: a comunicação, a interação social, a concentração e também  a motora, entre outras. Este recurso também permite a comunicação entre o aluno e o professor.


PARES DE LETRAS A VISTA COM FIGURAS CONHECIDAS



Público alvo: alunos autista

Local a ser utilizado: Sala regular e AEE- SEM

Descrição: Esta atividade poderá der realizada com as letras móveis, com as cartelas contendo a figura com seu nome como mostra na imagem, o aluno faz relação da figura com a letra móvel e a palavra.

Intervenção: Auxilia o aluno na construção alfabética, ampliando sua comunicação e também estimula seu aprendizado cognitivo.
Estas atividades descritas acima destina-se a alunos com Transtorno de Espectro Autista (TEA), para auxiliar na sala de aula regular e no AEE- SEM, em sua comunicação, na interação social e também para a construção de uma aprendizagem significativa, pois, estes recursos de baixa tecnologia são de grande valia na vida estudantil e diária destes alunos autistas.


REFERÊNCIA:

Bez. Maria Rosangela. As Tecnologias como Signos na Perspectiva da Teoria Sócio-historico, In: Curso de Atendimento Educacional Especializado: AEE e TGD- 2014.
   






5 comentários:

  1. Parabéns Denise

    Sabemos que uma das áreas que precisam ser desenvolvidas com os alunos com TEA, é a comunicação. E as atividades sugeridas por vc são de fácil construção e contemplam o desenvolvimento da comunicação.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Denise
    Os alunos que tem TEA precisam de apoio como esses! Sua contribuição foi de grande importância!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Denise!
    Alunos com TEA, precisam de atividades que possam estimular a sua atenção desenvolvendo assim o seu aspecto cognitivo. E você sugeriu atividades que com certeza irão ser de grande contribuição.
    Abs. Fátima Cunha.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada!!! Minhas queridas pelas colocações!!!

    ResponderExcluir